O Projeto Aplicado é uma ação institucional da UNATEC, em todos os seus currículos, que realiza a prática formativa de projetos de trabalho, dentro da concepção interdisciplinar e da aprendizagem significativa.
Os alunos desenvolvem, em todos os períodos, projetos interdisciplinares, que abrangem atividades de pesquisa e de intervenção de interesse empresarial, social, cultural, artístico, ambiental, extrapolando os limites da sala de aula e da universidade, o que estimula parcerias com o setor produtivo, órgãos governamentais e a comunidade em geral.
O Projeto Pedagógico Institucional do Centro Universitário UNA evidencia a preocupação com a formação universalizante de seus alunos, definindo com clareza a opção pedagógica da instituição por uma formação ampla e não apenas tecnicista. Neste sentido, este projeto promove um conjunto de saberes construído a partir de um processo de aprendizagem norteado por uma visão de educação contínua e autônoma, fundamentada no desenvolvimento de competências exigíveis ao longo da vida profissional das pessoas.
O conceito de interdisciplinaridade é mais do que uma reorganização metódica de disciplinas e conteúdos numa “grade”, é uma tomada de posição face ao problema do conhecimento, que se faz presente em todo processo educativo, envolvendo as pessoas na transformação dos sujeitos, dos problemas que se colocam e do conhecimento.
Desta forma, o Projeto Aplicado busca romper com a fragmentação da construção do conhecimento, promovendo uma aprendizagem considerada significativa. David Ausubel
introduziu o conceito norteador da aprendizagem significativa que é considerada significativa quando uma nova informação, que pode ser um conceito, uma idéia ou uma proposição, adquire significados para o educando por uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes preexistentes na sua estrutura cognitiva .
introduziu o conceito norteador da aprendizagem significativa que é considerada significativa quando uma nova informação, que pode ser um conceito, uma idéia ou uma proposição, adquire significados para o educando por uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes preexistentes na sua estrutura cognitiva .
No momento em que isto ocorre, o conhecimento construído passa a ter significado para o educando. Sendo assim, aprender significativamente implica em atribuir significados e estes têm sempre componentes pessoais (idiossincráticos e de sentidos).
Os projetos apontam outra maneira de representar o conhecimento científico, baseada na aprendizagem da interpretação da realidade, orientada para o estabelecimento de relações com a vida dos alunos. Tudo isso, favorece o surgimento de estratégias de indagação, interpretação e apresentação das etapas do processo contínuo de estudo, de um tema ou problema; e favorece o melhor conhecimento por parte dos alunos e dos docentes do mundo em que vivem.
Fonte: Manual do Projeto Aplicado.
Site: http://www.una.br/
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